Ads


Equipe de neurocirurgia do Hospital Regional Norte apresenta resultados de trabalho em congresso internacional

No período de 9 a 12 de setembro de 2019, a cidade de Beijing na China sedia o congresso da World Federation of Neurosurgical Societies. Trata-se de evento mundial da especialidade, congregando os maiores expoentes internacionais. Durante o evento, o Dr Paulo Roberto Lacerda Leal, professor adjunto da FAMED/Sobral, representando a equipe de neurocirurgia do HRN,  fará apresentação de trabalho, intitulado: Endoscopic Endonasal Transsphenoidal Approach of the Sellar Region. O estudo expõe a série inicial de pacientes portadores de lesões da região selar que foram submetidos à ressecção mini-invasiva por via nasal com auxílio do endoscópio.
O hospital regional conta com uma plataforma de neuroendoscopia de alta resolução, permitindo o tratamento cirúrgico de lesões complexas da base do crânio por via endoscópica. A base do crânio é uma região de elevada complexidade cirúrgica porque possui diversas estruturas neurovasculares, cujo dano durante uma cirurgia pode provocar graves sequelas neurológicas. “Uma abordagem mais recente, minimamente invasiva, permite que o neurocirurgião com o uso de um endoscópio minúsculo com uma câmera na ponta, que é inserida através da narina, obtenha visão panorâmica e, em vários casos, permite a remoção completa do tumor, sobretudo aqueles situados na sela túrcica”, destaca o Dr Paulo Roberto. Desde a chegada desse equipamento de endoscopia em outubro de 2014, 56 pacientes já foram operados com essa tecnologia.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.