Ads


Sobral é destaque entre municípios que mais investem em cultura no Brasil

Sobral ocupa a 11ª posição no ranking dos 50 municípios que mais investiram no setor
Folha de S.Paulo publicou no domingo (25/08) uma matéria que destaca os investimentos, em cultura, realizados pelos municípios brasileiros no ano de 2018. Segundo dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi), Sobral ocupa a 11ª posição no ranking dos 50 municípios que mais investiram no setor, com um total de 10,1 milhões, que equivale a 1,55% do orçamento municipal para o mesmo ano.
Para o diretor do Serviço Social do Comércio – Sesc São Paulo, Danilo Miranda, “cultura é educação permanente, formação. É diversidade, democratização de acesso às artes e preservação das manifestações culturais no sentido antropológico do termo”.
Os dados apresentados pela Folha refletem a expansão das políticas culturais realizadas pela gestão do prefeito Ivo Gomes, que de 2017 a 2019 ampliou a participação popular ao ocupar bairros e distritos da cidade, com uma programação diversificada e integrativa que reúne música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura, intervenções urbanas e formações livres, tudo com acesso gratuito e pensado para todos os públicos, gêneros e faixas etárias.
economia criativa, setor responsável pelo capital criativo, tecnológico e intelectual, também se beneficiou com os investimentos em arte e cultura ao gerar emprego e renda para micro e pequenos empreendedores, além de fortalecer a inclusão econômica-social, criando novas oportunidades de trabalho para artistas, produtores, formadores, organizações sociais, centros culturais, bares, restaurantes, hotelaria, gráficas, e prestadores de serviços relacionados à área.
Para o secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral, Igor Bezerra, os esforços entre o poder público, organizações sociais e a sociedade civil minimizam a vulnerabilidades e evitam riscos sociais. “A cultura é investimento imprescindível em qualquer contexto de promoção da cidadania, atuando estrategicamente como vetor de transformação social, principalmente para a juventude”.
Inspirada pela campanha Ocupa Sobral, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) e do Instituto Ecoa, reafirma seu compromisso em promover, democratizar e difundir arte e cultura em todo o território sobralense, ao mesmo tempo em que reconhece tamanho êxito como marco inicial de uma jornada coletiva e permanente.
Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesta conquista!
Confira a matéria completa no site da Folha de S.Paulo: https://folha.com/ir3ys01p

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.