Ads


Cientistas criam lente de contato que dá zoom com uma piscada

O dispositivo consegue mudar a distância focal do que enxergamos.
Deixando a ficção científica para trás, a ciência contemporânea tem descoberto e inovado a todo tempo: desde corações impressos em impressoras 3D à usinas de geração de energia a partir do lixo. Seguindo essa tendência, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), criaram uma lente de contato especial capaz de dar zoom com um simples piscar de olhos. As informações são do Razões para Acreditar.
A lente funciona através de sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes).
O dispositivo consegue mudar a distância focal do que enxergamos e responde diretamente a esses tipos de impulsos elétricos. Em um dos impulsos, piscando duas vezes, é possível dar um zoom na imagem enxergada.
Feitas a partir de um polímero especial que aumenta de tamanho quando uma corrente elétrica é aplicada, as lentes de contato são controladas por cinco eletrodos ao redor do olho. Cada um funciona como um pequeno músculo, possibilitando o zoom.
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver um sistema que permita a criação de um olho protético ou uma câmera controlada apenas com os olhos.
“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro.”

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.