Ads


Santa Casa disponibiliza equipamentos para realizar testes do olhinho e do coraçãozinho para todos os seus recém nascidos

A Administração Geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou a entrega de quatro novos oftalmoscópios enferemiras Michelle novos e quatro oxímetros de pulso à coordenação do serviço médico e de enfermagem da Neonatologia do hospital. Na oportunidade, participaram do momento  Dr. Klebson Carvalho (diretor geral/SCMS), Dr. Sávio Arcanjo (diretor técnico/SCMS), Dr. Vicente Pinto (diretor do DEPE/SCMS), Dr. Pedro Olivar Magalhães (coordenador médico da Neonatologia/SCMS) e as enfermeiras Andrea  Ribeiro (coordenadora de enfermagem dos berçários/SCMS) e Michele Prudêncio (coordenadora de enfermagem da Maternidade/SCMS).
Segundo Michelle Prudêncio, a Maternidade Sant'Ana da Santa Casa  inicia um novo ciclo para a melhoria na assistência materno e infantil. Após a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco em Obstetrícia, a administração do hospital em parceria com as coordenações médica e de enfermagem, expande os testes de triagem neonatal para todos os recém nascidos.
Todos os bebês nascidos na maternidade sairão de alta hospitalar com os testes do olhinho, coraçãozinho, linguinha e orelhinha realizados que  atestam a saúde cardíaca do recém-nascido. Já o teste do pezinho, os pais são orientados a levar seus bebês à rede básica de saúde.
Para o Dr. Pedro Olivar Magalhães, fala da importância dos aparelhos na Santa Casa. "É muito importante a chegada destes novos aparelhos, pois vai permitir que todos os recém nascidos já saiam do hospital com os testes realizados, detectando patologias que possam prejudicar a sobrevivência do bebê e a convivência saudável destas crianças no futuro", explica Dr. Pedro Olivar Magalhães. "O teste do olhinho é rápido, sem dor e não faz uso de colírio e detecta tumores oculares que podem ter repercussão cerebrais, bem como a catarata congênita entre outros agravos à saúde. O teste do coraçãozinho também é bem simples e indoloor, mas que é necessário estes oxímetros que recebemos e que vai avaliar a circulação do oxigênio no bebês e detectar alguma patologia cardíaca", destaca o médico.
Testes
Estudos mostram que um a cada 130 bebês pode apresentar alterações cardíacas congênitas. por isto é tão importante os testes feitos na Santa Casa. Eles são realizados de 24 a 48 horas após o nascimento.  “Através do Teste do Coraçãozinho é possível o rastreio de cardiopatias, que necessitam de diagnósticos e intervenções precoces, ajudando assim a diminuir a morbimortalidade neonatal", explica Michelle Prudêncio.
Para averiguar a condição auditiva do recém-nascido, os fonoaudiólogos realizam o teste da orelhinha que é fácil, rápido e também indolor e é realizado com o bebê dormindo ou quando está quietinho. Na oportunidade, Dr. Klebson Carvalho ressaltou a importância de disponibilizar os testes do olhinho, do coraçãozinho da linguinha e da orelhinha, para entregar os bebês nascidos na Maternidade Sant'Ana aos seus pais com uma boa saúde ou já diagnosticados para o devido tratamento.
Blog Encontro Com a Saúde

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.