Ads


Registro de encerramento das atividades do Grupo Balint da Medicina UFC Sobral

Registro do encerramento das atividades do Grupo Balint do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acontece às tardes das quartas-feiras no Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). Na oportunidade, as Professoras do Curso: Tricia Feitosa e Eva Cristino realizaram o último encontro com os internos do segundo ano de estágios, que integram a 19ª turma do Curso de Medicina de Sobral da UFC.
Grupo Balint
Os Grupos Balint foram criados por Michael Balint, médico e psicanalista húngaro, nos anos 1940 originalmente com médicos generalistas. Sua finalidade era dupla: treinamento do médico geral com insights da  psicanálise que o auxiliariam na prática geral e pesquisa “dessa substância muito usada e pouco conhecida chamada médico.” 
Mais tarde, por volta dos anos 1970, começaram a se desenvolver os Grupos Balint Júnior com estudantes de medicina na graduação. Onde o alcance dessa estratégia tem se mostrado útil no suporte à formação da identidade   profissional e comunicação empática em um ambiente protegido. Além de continuar a ser um instrumento de pesquisa, uma vez que se torna possível conhecer os temas e contextos que disparam as dificuldades emocionais, bem como o potencial do trabalho em pequenos grupos. Com isso, atualiza seu uso através da contemporaneidade e mantém o legado de seu criador: tornar o estudante capaz de compreender suas próprias respostas emocionais evocadas pela relação interno-paciente, bem como a dos pacientes.
Blog Encontro com  a Saúde

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.