Ads


Escritores cearenses comemoram conquista de Prêmio Jabuti por conterrâneo

Prêmios repercutem positivamente pelo Ceará. Associação e outros poetas comentam a consagração de Mailson
vitória de Mailson Furtado no Prêmio Jabuti 2018 rendeu uma repercussão bastante acalorada em solo cearense. A Associação Cearense de Escritores (ACE), por exemplo, publicou que "Mailson é um poeta da geração 2000. Ele representa essa nova literatura que saltita nas praças, nos bares, nos centros culturais, nos saraus onde jovens escritores - a grande maioria sem livros publicados - anunciam suas literaturas vibrantes, sem amarras".
A instituição frisou ainda que o autor não é "escritor palaciano, de paletó e gravata estrangulando a voz", o que faz com que sua arte se aproxime tanto do pequeno quanto do grande público.
Já Dércio Braúna, poeta de Limoeiro do Norte que assina o texto final da obra premiada, imprime uma perspectiva bastante afetiva à conquista do amigo. "De modo mais pessoal, tenho que confessar que recebi com os olhos rasos d'água. E isso por alguns motivos. Por ter sido uma das primeiras pessoas a ler o que viria a ser o livro, quando o texto poético livro não era. Por aquela poesia ter me tocado de tal forma que dias depois escrevi a ele um texto, que, gentilmente, ele fez tornar-se um posfácio ao livro editado. Por nesses tempos termo-nos tornado amigos, partilhadores das angústias e percalços de fazer literatura, e sobretudo poesia, nesses nossos interiores", diz.
Por sua vez, outro poeta independente, Bruno Paulino, de Quixeramobim, dá foco à qualidade do título. "O fato de uma obra independente de poesia ter ganhado o prêmio surpreende por quebrar um preconceito antigo e injusto com o gênero, de que seria para poucos leitores. O livro venceu justamente pela singeleza do acabamento, o artesanato da feitura, pela simplicidade; que, como disse a Clarice Lispector, 'ser simples dá muito trabalho'", poetisa.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.