Ads


Spaece: Começa avaliação de alunos da rede pública nesta quarta

Terá início a partir desta quarta-feira, dia 17, a aplicação de provas do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece) para alunos da rede pública de ensino cearense. Será uma avaliação externa, censitária, para identificar como está a aprendizagem das crianças e jovens matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio. A ação vai abranger unidades escolares das redes estadual e municipal dos 184 municípios cearenses. A estimativa é de envolver 411,5 mil alunos. A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). O secretário Rogers Mendes aplicará prova a partir das 8h horas, no Liceu de Messejana, localizado na avenida Washington Soares, 7702, no bairro Messejana.
De acordo com o calendário, nesta quarta (17), as provas irão abranger os alunos das 3ª série do Ensino Médio e o 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. Já os alunos do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos) serão avaliados nos dias 27, 28 e 29 de novembro próximo. Nas duas etapas de escolaridade (Fundamental e Médio), a avaliação terá como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura de cada uma.
O Sistema de Avaliação tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.
Para realizar a avaliação, a Seduc promove em todos os municípios cearenses, o treinamento presencial para aplicadores e supervisores que irão atuar na aplicação das provas do Spaece. O treinamento busca continuamente melhorar a qualidade do processo avaliativo, para assegurar elevado grau de eficácia nas avaliações realizadas. Com esse objetivo, realiza encontros presenciais com as equipes de avaliadores, a fim de garantir a isonomia de procedimentos durante a aplicação dos testes.
Em 2018, o Spaece traz uma novidade técnica. Os alunos surdos irão contar com testes em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os quais compõem, juntamente com os testes ampliados e testes em braile, o conjunto de instrumentos adaptados aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas.
O Spaece completa, em 2018, 26 anos de atuação. É constituído de três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (3ª série e EJA). A iniciativa tornou-se em um instrumento essencial na fomentação de debate público e na promoção de ações orientadas para a melhoria e execução da democratização do ensino, garantindo a todos igualdade de acesso e permanência na escola.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.