Ads


População da localidade de ''Boqueirão'' recebe o Inta na Comunidade

O projeto INTA na Comunidade é desenvolvido pela Pró-Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social (PRODERES) das Faculdades INTA. O programa tem como objetivo estabelecer uma relação entre o setor acadêmico e a sociedade através de ações oferecidas pela Instituição nas áreas de educação, saúde, cultura, cidadania e meio ambiente e vem ganhando grande repercussão, sendo abraçado pela população sobralense. Neste domingo (6), o projeto esteve na localidade de “Boqueirão”, atendendo gratuitamente os moradores.
Foto: Sobral News/ Leonardo MartinsA Preceptora de Estágio do curso de serviço social das Faculdades Inta, Kercyane Silva, esteve conversando com os moradores da localidade e realizando um levantamento sobre suas queixas e reclamações em relação à escassez dos serviços públicos. Segundo ela, a pesquisa tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico de cada morador. “Após o levantamento, podemos observar que a grande queixa dos moradores foi em relação à falta de postos de saúde, creche escolar, além da falta de segurança e ações culturais para adolescentes e adultos”.
O Projeto vem atendendo a população sobralense desde o dia 12 de setembro de 2015. Já no primeiro bimestre do ano de 2016, a quantidade de atendimentos superou a média obtida no ano passado. De acordo com a Pró-Diretora de Extensão e Responsabilidade Social e Coordenadora do projeto, Regina Aguiar, a partir de agora os moradores também poderão contar com o serviço de corte de cabelo nos projetos. “Na realidade não queremos levar o corte de cabelo em consideração e sim a questão da beleza. Implantamos mais esse serviço na comunidade através da solicitação da população.”
Foto: Sobral News/ Leonardo Martins Deusaniro Rodrigues, 74 anos, morador da localidade, era jogador de futebol e há uns 20 anos sofreu uma lesão na perna. “Todos os dias sinto muita dor”. A estudante do 7º período de fisioterapia, Thassyta Moreira, avaliou o paciente e notou que se tratava de um problema ligamentar. “Ele teve uma pancada no joelho, provavelmente lesionou o ligamento e estava sentindo dor ao movimentar a perna. Nós aplicamos uma bandagem para dar um pouco de estabilidade”. O morador agradeceu: “Os fisioterapeutas massagearam bem e fizeram um serviço maravilhoso. Obrigado”.
A enfermeira Mara Lúcia, é responsável pelo exame de prevenção do câncer no colo do útero e orienta sobre o autoexame da mama. “Nós fazemos a coleta aqui através do exame papa nicolau, onde ele vai detectar o câncer na fase inicial. É um exame de grande importância que toda mulher tem que fazer anualmente. As mulheres estão aderindo bastante este programa onde oferecemos este serviço gratuito e voltamos para entregar os resultados.”
Um caso de câncer foi identificado em um dos eventos do Inta na Comunidade. “Depois que coletamos e realizamos os exames na paciente, rapidamente encaminhamos para o Centro de Especialidades Médicas (CEM)”.
O Deputado Federal Moses Rodrigues e o Pró-Diretor Executivo da IES, Daniel Rodrigues, estiveram na localidade visitando e conhecendo os moradores.
 (Thais Menezes)

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.