Ads


INTA na Comunidade em Sobral no Bairro Terrenos Novos

Neste domingo (28), o INTA na Comunidade atendeu os moradores do bairro ‘Terrenos Novos’ oferecendo-lhes diversos serviços e tem como objetivo ajudar as pessoas que possuem dificuldade de realizar essas consultas por demora do sistema público ou por não ter condições para fazer um plano de saúde.

O desenvolvimento da ação comunitária é realizado pela Pró-Diretoria de Extensão e Responsabilidade Social (PRODERES) das Faculdades INTA e tem como objetivo estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, por meio de ações oferecidas pela Instituição nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente.

A nutricionista, Crizanda Aguiar, explicou sobre a função que desempenha em suas consultas com a população e também falou sobre a sensação de estar orquestrando três alunas: “Aqui no INTA na Comunidade, a nossa função é passar orientações nutricionais, conversamos com as pessoas, tiramos as dúvidas, e fazemos orientações em forma geral, fazemos um pequeno recordatório da alimentação diária e ver o que está errado e a gente tenta modificar, dialogando em prol de uma melhor alimentação. Sobre as meninas, é bastante enriquecedor para quem está se formando porque o que a gente estuda e vai pôr na prática, é bem diferente do que vamos ver na faculdade. Então, temos que encaixar o que sabemos na cultura deles.” encerrou a profissional de nutrição.

Amanda, do 6° semestre, falou sobre a oportunidade de comparecer ao evento, exercendo sua futura profissão: “Estamos aprendendo na prática o que estamos vendo na faculdade, realmente, os conceitos e como as pessoas estão bem contaminadas pelos meios de comunicação”.

Uma senhora chamada Cláudia, que estava doente e afastada do emprego temporariamente, foi atendida pela nutricionista Crizanda e falou sobre o motivo de ter se consultado: “Vim procurar a nutricionista porquê eu preciso de um profissional para ajudar na minha alimentação, para que eu tenha uma alimentação saudável e uma vida bem melhor”.

A profissional Júlia Prado que trabalha com a, Pró-Diretora de Extensão e Responsabilidade Social (PRODERES), Regina Aguiar, relatou sobre a participação do programa comunitário: “O INTA na Comunidade está sendo elaborado em bairros carentes da cidade e também em distritos, temos vários tipos de atendimento: odontologia, exame de prevenção, psicóloga, profissionais da fisioterapia, veterinária, todo tipo de atendimento encontra-se aqui.” Encerrou a funcionária da Pró-diretoria.

O deputado Moses Rodrigues, que frequentemente comparece ao INTA da Comunidade para cumprimentar a população e prestigiar o evento, falou sobre a iniciativa do INTA da Comunidade e do surgimento da criação do programa: “As Faculdades INTA desenvolvem um projeto de responsabilidade social desde 2008, com a clínica de fisioterapia, com a clínica de psicopedagogia, com projetos de extensão em diversos bairros da cidade de Sobral. O INTA na Comunidade surgiu justamente na necessidade de ampliação dos serviços dos acadêmicos das Faculdades em todas as áreas, na área de enfermagem, na área de nutrição, na área de psicologia, na área de medicina, na área odontológica e entre outras. Então, esses projetos que hoje já funcionam no INTA em cada curso, cada curso possui o seu projeto, no INTA na Comunidade todos esses profissionais se reúnem no final de semana para que possa levar atendimento à população mais simples, a população mais humilde. O programa vem sendo realizado desde o ano de 2015, levando diversos tipos de atendimento para os mais humildes da cidade de Sobral, e posso dizer da zona norte do estado do Ceará. Eu penso que esse é um grande desafio manter o INTA na Comunidade funcionando semanalmente, mas tantos professores como Diretor Geral, Dr. Oscar Rodrigues Júnior, pró-diretores, coordenadores, tanto os acadêmicos têm um papel fundamental para o desenvolvimento desse projeto”, disse ele.

Também compareceu ao local de atendimento, o Daniel Rodrigues, Pró-Diretor Executivo, ao lado de seu irmão Moses, teceu comentários sobre a importância do INTA na Comunidade: “Estivermos aqui na Vila União (ontem – 26), e estamos aqui nos Terrenos Novos, trazendo um apoio à população sobralense, contribuindo com a saúde, um pouco da orientação educacional, apoiando também pelo ‘Laços de Família’. Hoje em dia, a nossa sociedade anda muito carente, precisando de apoio, como estou vendo aqui com um grande número de moradores, provavelmente com 200 a 300 de atendimentos aqui com a população dos Terrenos Novos.  As Faculdades INTA estão sempre olhando o social, analisando o que o povo está precisando, não só na faculdade e sim aos arredores fora do muro. Tentando sempre amenizar os problemas”, afirmou.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.