Ads


Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral é credenciado pelo Ministério da Saúde

O Banco de Tecidos Oculares da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) “Dr. Vicente Abdias Fernandes”, acaba de ser credenciado/autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Vigilância Sanitária para seu funcionamento. O credenciamento acontece através da Portaria nº 78, de 22 de janeiro de 2016, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 deste mês. A partir de agora, o Banco de Olhos da Santa Casa, além de fazer a captação de córneas, também será responsável pela avaliação, processamento, armazenamento e distribuição destes tecidos para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado do Ceará (CNCDO). 

Até a publicação da Portaria, a SCMS só detinha a autorização para a captação, os demais processos citados acima eram de responsabilidade exclusiva do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).  Desta forma, o Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral será o segundo a realizar as suas atividade em uma cidade no interior do Nordeste. O primeiro está localizado em Petrolina no interior de Pernambuco.

Doação
O Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral teve sua estrutura física inaugurada no dia 24 de Setembro de 2014. Para construir e equipar o Banco de Olhos, o Ministério da Saúde juntamente com a SCMS fizeram um investimento de aproximadamente R$ 100 mil e realizaram a obra em seis meses. Entretanto, para que este equipamento funcionasse em sua plenitude era necessária a Portaria de credenciamento do MS e VISA. 

Afora a estrutura, é importante destacar, também, as doações de órgãos e tecidos oculares para que aconteçam os transplantes. Segundo o Coordenador Técnico do Banco de Olhos da SCMS (BOSCMS), o médico oftalmologista Dr. Ribamar Fernandes Filho, qualquer pessoa entre dois e 70 anos de idade é considerada um potencial doador, e que em só em algumas situações específicas as córneas não podem ser captadas.  "A fila de espera de córnea no Estado do Ceará, tem uma média de 550 pacientes e este equipamento tem a finalidade de minorar o sofrimento de quem encontra-se nesta fila", explica Dr. Ribamar Fernandes Filho.

Quanto à doação, o Coordenador do BOSCMS esclarece que a técnica cirúrgica não deixa vestígios no doador. "Não há qualquer deformidade nos olhos do doador e os procedimentos são feitos de acordo com a determinação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia", explica. 

Funcionamento do Banco de Olhos
No Banco de Tecido Ocular Humano são realizados os serviços de triagem clínica e sorológica dos potenciais doadores de tecido ocular, enucleação – retirada do globo ocular - processamento, avaliação e distribuição da córnea para transplante, garantindo a conservação e a qualidade do tecido para disponibilizá-lo à realização de cirurgia oftalmológica. Os transplantes obedecem à ordem da lista de espera da Central de Transplantes do Estado.

Armazenamento e Captações  
O globo ocular doado é avaliado em lâmpada de fenda. A separação e o processamento da córnea são realizados em capela de fluxo laminar e acondicionada em líquido de preservação onde é feita nova avaliação microscópica e armazenada em refrigerador com controle de temperatura mantendo-a entre 2 a 8°C, por um período de 14 dias. Antes da distribuição para transplante a córnea passa por nova avaliação em lâmpada de fenda.

Com o funcionamento do Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral agora será possível realizar ações voltadas à doação de córneas nos hospitais e, principalmente, na Macrorregião Norte do Estado do Ceará. As córneas que antes eram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para serem processadas, agora poderão ser armazenadas e preservadas no Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral, aumentando a probabilidade de melhores tecidos a serem transplantados, haja vista não necessitar mais percorrer a distância e tempo de viajem de Sobral a Fortaleza (240 km).

Doação de Órgãos e Tecidos - Para ser um doador não precisa deixar mais nada por escrito. Basta avisar a sua família sobre a sua vontade de doar e ajudar a salvar vidas.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.