Ads


Novo chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos toma posse no dia 13

A Embrapa Caprinos e Ovinos realiza, no dia 13 de novembro, a solenidade oficial para a posse do seu novo chefe-geral, o pesquisador Marco Aurélio Bomfim. O evento acontecerá a partir das 9 horas, no Auditório Central da Unidade, que fica em sua sede na Fazenda Três Lagoas (estrada Sobral-Groaíras, km 04) e contará com a presença de autoridades, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e da diretoria da Embrapa.

Segundo Marco Bomfim, um dos grandes desafios da nova gestão da Embrapa Caprinos e Ovinos é ampliar o impacto dos resultados de pesquisa no meio rural com mais agilidade e efetividade, antecipando-se às mudanças e avanços nas cadeias produtivas nas diferentes regiões do país, com soluções tecnológicas voltadas para a caprinocultura e para a ovinocultura.

Para o novo chefe-geral, a Embrapa deverá ampliar sua inserção em alianças estratégicas para acelerar o processo de inovação no setor. O foco do trabalho, segundo ele, será atuar mais próximo aos arranjos produtivos locais, em sinergia com políticas públicas e com inteligência territorial, como estratégia para impulsionar a adoção de tecnologias no campo. 

Marco Bomfim já está no exercício da função de chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos desde setembro de 2015, com mandato de três anos. A Unidade da Embrapa, sediada em Sobral, tem atuação nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para as cadeias da caprinocultura e da ovinocultura, em benefício da sociedade brasileira.

Em Sobral, a Embrapa Caprinos e Ovinos mantém parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no mestrado em Zootecnia, voltado para a formação de profissionais qualificados para, por meio da pesquisa, contribuir com a produção animal e o desenvolvimento do semiárido nordestino. Outro projeto voltado para a comunidade local é o Sustentare, que trabalha junto a agricultores familiares das localidades de Boqueirão, São Francisco e Pé de Serra Cedro, para inserção da produção agropecuária em mercados solidários e fortalecimento da autonomia das comunidades. A unidade também recebe, anualmente, alunos de graduação e pós-graduação para estágios e bolsas de iniciação científica, disponibilizando a estes estudantes o acesso a laboratórios e campos experimentais para trabalhos de pesquisa.

Currículo do novo chefe-geral
Marco Bomfim é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pelo International Center for Agricultural Research in the Dry Areas (ICARDA) em Aleppo, na República da Síria e pela Texas A&M University, College Station-Texas-USA. É pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos desde 2002, sempre atuando na área de Nutrição Animal e foi chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade, entre 2009 e 2011.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Tecnologia do Blogger.